Eleições nas Maldivas

sábado, 11 de outubro de 2008



Os maldivanos foram a votos. Qual a razão disso ser notícia? Nenhuma, não fosse o facto de ser a primeira eleição multi-partidária (logo, verdadeira eleição) em 30 anos. O presidente maldivano é o líder mais antigo em poder na Ásia governando as Maldivas desde 1978. Contaram-me que era política prender todos os opositores, de maneira a não dar má fama às Maldivas como destino turístico. Ora cá está algo que os nossos líderes podem aprender com este senhor de seu nome Abdul Gayoom.
De facto, nem sei como ainda não se lembraram disso. O quê? A Manela Ferreira Leite disse que o facto da empresa do Magalhães dever dinheiro ao fisco é um escândalo? Já pra Caxias! Onde já se viu isto? O que pensarão os espanhóis que visitam Portugal na Páscoa? Hã? Enfim...adiante.
Aparentemente, o senhor em questão esperava ganhar com mais de 90% como em anteriores eleições, tendo-se esquecido que desta vez não era o único a concorrer. Será que ele se apercebe que é uma diferençazinha técnica relativamente importante? De qualquer modo, a primeira volta decorreu com a organização típica dos maldivanos, ou seja, faltaram boletins de voto, algumas listas de eleitores estavam muito incompletas, enfim. Mas sempre há a desculpa de ser a primeira vez que este pessoal organizou uma coisa destas, pelo que se compreende. Mais de 80% do eleitorado (208.000 eleitores inscritos) votou de modo válido, o que é um contraste engraçado com o nosso nível de abstenção. Aqui o pessoal acredita que pode mudar o status quo. Se isso é coisa boa ou má depende da interpretação de cada um.
A animação entre o staff maldivano da ilha (uns 150) era grande, sendo que a maioria apoiava um opositor ao regime. Os resultados obrigam a uma segunda volta entre os 2 candidatos mais votados, sendo que Gayoom só obteve 40%, a qual deverá acontecer daqui a 19 dias, ou seja, em calendário maldivano, um dia destes. Como se espera que a oposição se junte para o derrubar, o resultado da segunda volta deverá depô-lo. Alguém aposta comigo que ele não sairá a bem?

1 comentários:

Nucha disse...

Mas porque é que me fui lembrar das eleições cá destas ilhas do próximo fds??!!!!!