Coreanos

sexta-feira, 10 de outubro de 2008



Confesso que tive de ir rever as minhas noções de geografia, pois cheguei a pensar que tinha andado 34 anos enganado...vá...25 anos enganado...antes dos 9 anos não me lembro bem se sabia como era a Ásia.
A maioria dos sul-coreanos não nada muito bem e alguns nunca viram o mar???? Não pode ser. Mas pode...como pode!
Cheguei a esta conclusão depois de tal me ter sido dito pelos colegas aqui e por constatação pessoal. Imaginem alguém que sofre de descoordenação motora dos membros inferiores. A isso juntem-lhe a incapacidade de respirarem pelo nariz ou pela boca de modo controlado, ou seja, decidirem por onde inspiram e por onde expiram. Somam isso tudo a uma dose de inconsciência tremenda sobre o que é o mar e têm um coreano que acabou de se inscrever para um baptismo de mergulho sem saber nadar!

Ah...isso foi um que apareceu e tal...nada disso!!! São aos magotes, inscrevem-se em viagens de snorkelling e pedem coletes salva-vidas, pois não sabem nadar, e lá vão eles todos contentes a chapinhar com as barbatanas, factor que afasta os peixes e qualquer pessoa que queira usufruir do snorkelling decentemente. Para cúmulo, tiram mais fotografias a eles mesmos que aos peixes. Imagino que mostrar aos amigos que se esteve no maaaaaaaar quando se vive num país tão longe do mesmo deva ser um feito!



Mas numa coisa temos de lhes tirar o chapéu. A coragem. Imaginem que não sabem nadar e vão para um baptismo de mergulho. Engolem água, pois são naturalmente inaptos para respirarem pelo sítio certo (boca), várias vezes, mas continuam. E só mesmo quando estão perto do pânico desistem. Eu nem os incentivo a desistirem nem os desmotivo, limitando-me a oferecer o meu apoio de instrutor dentro dos limites da razoabilidade, os quais têm vindo a crescer diariamente, pois anteriormente se me dissessem que queriam fazer um baptismo de mergulho sem saberem nadar, eu daria uma bela gargalhada.
Agora? Agora sejam bem-vindos ao programa “Mergulho para tótós da PADI”, Paulo Luís ao vosso dispôr!

0 comentários: