Pobrezas

terça-feira, 28 de abril de 2009

A pobreza é, sem dúvida, um conceito relativo. O que para uns é uma pobreza pegada para outros é simplicidade e para outros ainda um sonho.



Referia uma comentadora deste blog que já tinha visitado o Dubai e lá não havia pobreza.


Pois estou certo que estes senhores, tal como centenas de outros com que me cruzei, ora a bordo de barcos de carga tirados de filmes de há 50 anos, ora a pé puxando carros como este carregados de mercadorias, devem achar-se ricos na medida em que deverão estar melhor na vida que alguns compatriotas seus na Índia e no Paquistão, mas cá para mim, que devo estar mal habituado na vida, eles parecem-me mesmo pobrezinhos. Mas isto é para mim, claro.



Já este senhor também deve ser pobre aos olhos de alguns, pois não pode pagar uma casa com garagem tendo sido obrigado a ir ao Ikea comprar um toldo para o seu Porsche não apanhar sol. Ou terá comprado os toldos para que o indiano que todas as manhãs lhe lava o carro não apanhe uma insolação? Se calhar o indiano em questão não se acha pobre. Na Índia se calhar trabalhava sob o sol forte e ganhava menos. E, de repente, o indiano é mais rico que os outros indianos, sendo o dono do Porsche mais pobre que os outros que têm garagem.


E eu que não tenho Porsche nem indiano para me lavar o carro, mas tenho garagem?

1 comentários:

pintinhas disse...

As imagens que tiraste no dubai não transmitem pobreza. Sim, a pobreza é relativa.
Bjs