I can only speak dutch

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Para se trabalhar na Holanda, tem de se ter o que antigamente se chamava SOFI number - o que, apesar de se não já chamar assim, ainda assim é chamado por toda a gente. Para se obter o dito, que é o correspondente Holandês de um número de contribuinte, tem de se informar o Governo de que estamos oficialmente a residir no país e contactar as Finanças. E foi com esse intuito, o de contactar as finanças, que me dirigi diligentemente para a zona de Harleem, na minha bicla recentemente adquirida no Vitor, um português cá residente há 11 anos, bem sucedido no negócio de biclas a estrear em 2ª mão.

Pedaladamente lá fui, sabia que tinha uns km pela frente - apenas não imaginava que eram 45 min. de km, em busca da Kingsfordweg... Quando encontrei a dita cuja, tinha que me dirigir ao nº 1 - isto tinha tudo sido planeado com muita antecedência. O problema é que me encontrava no nº 4256, numa rua que parecia ter pouco mais de 200m e apenas 4 ou 5 prédios... decidi ligar para o nº verde das ditas Finanças, tarefa que antes se tinha revelado ingrata pela minha incapacidade de atalhar adequadamente pelas opções descritas em Holandês.

Depois de carregar várias vezes em todos os botões do telemóvel, pleno de intencionalidade fortuita, atende-me um tipo com o seu holandês escorreito, ao qual disse:
- Hello, I'm at Kingsfordweg, but I can't find your office. Can you help me, please? - ao que ele respondeu com toda a calma,
- Sorry, I can't speak English - just Dutch!
Parei uma fracção de segundo e repeti:
- But I only need help finding your office - I'm already at Kingsfordweg...
- Sorry, I can only speak Dutch. You'll have to ask someone that speaks Dutch to dial the numbers and get in touch with us.

Era demasiado surreal:

- But you're speaking in English with me!! - respondi já irritado,
- No, I can only speak Dutch...

P.S. - Deixei Harleem duplamente frustrado e o pior ainda estava para vir - o eixo da bicla "nova" do Vitor partiu... e Amsterdão não tem descidas! E continuo sem saber o novo nome do SOFI number!!

0 comentários: