Grandes feitos

domingo, 31 de janeiro de 2010



Há quem pense que eu tenho mau feitio e que nunca deixo escapar nada. Assim visto ao longe até parece ser verdade...eventualmente a meia distância também...pronto...esqueçam lá este intróito.

Isto a propósito duma notícia que passava em rodapé no telejornal da RTP Açores deste domingo. O.K., é domingo e estava em rodapé, mas não queria deixar de partilhar convosco para vos alegrar o dia (ou a noite se estiverem na Austrália).

A notícia era, e vou tentar escrever isto sem me rir muito...hahaha...ok...não consegui, mas a notícia era: "Alpinista açoriano Luís Bettencourt tentará colocar a bandeira dos Açores no Monte Kosciuszko que se eleva a 2228 metros, sendo o pico mais alto da Austrália".

É claro que ao ver isto pensei que era uma gralha. Deveriam ser uns 4228 ou algo do género. Mas não, são mesmo 2228!!!

Iremos agora, tentar perceber toda a magnificiência da notícia.

Em primeiro lugar analisaremos o porquê de ser somente uma tentativa e não um facto certo. Que poderá correr mal nesta "expedição"?

- Poderá perder-se em Londres e perder o avião para a Austrália.
- O serviço de quartos do hotel da estância de esqui poderá confundir a hora de despertar e acordá-lo tarde de mais.
- O autocarro que o leva até ao trilho de passeio até ao cume poderá ter um furo.
- O teleférico poderá encravar com o peso de alguns americanos que também estejam por lá.
- Ao chegar ao cume constatará que se esqueceu da bandeira nos Açores, sendo obrigado a apanhar mais alguns autocarros e aviões para realizar o feito!

Já agora, este monte nem é o maior da Austrália, é o maior da Austrália continental. É como se dissessemos que a Serra da Estrela é a maior serra Portuguesa. Acho que, como açoriano, o jornalista, para não falar do alpinista, deve saber bem que um país é o conjunto do seu continente juntamente com as suas regiões insulares.

Mas que percebo eu de alpinismo se até tenho vertigens? Ainda desmaiava no teleférico com a bandeira no bolso!!!

1 comentários:

Luis Paulo Bettencourt disse...

Desde já felicito por este blog que tive conhecimento através de um amigo e que com toda a certeza irei seguir.
Quanto ao seu artigo, esclareço que sei que o monte kosciuszko, não é a maior elevação geográfica da Oceânia, mas é o ponto mais alto da Austrália.
Estou a realizar um projecto de alpinismo: "Açores no topo do mundo", onde inclúi o projecto internacional de alpinismo "Seven Summits". Neste projecto podemos escolher entre as Piramide de Carstensz ou o monte kosciuzko. Eu optei pelo kosciuszko por ter sido o monte que o primeiro alpinista (Dick Bass) a conseguir este feito em 1985 realizou. Mais lhe informo, que sempre foi meu objectivo escalar a Piramide de Carstensz depois de realizar este projecto, que tem o nome de 7+1.

Com os melhores cumprimentos e votos de sucesso
Luis Bettencourt

P.S.
Gostei da caricatura...