"O amolador de tesouras" ou "...venha o diabo e escolha!"

domingo, 2 de agosto de 2009

Dia 1 de Agosto de 2009 ficará marcado na minha memória como o dia da grande perda musical. Durante anos ansiei por poder ouvir ao vivo o grande clássico "Favas com chouriço" do José Cid.




Infelizmente quando cheguei ao local do concerto, já o mesmo ia com 1 hora de duração, pelo que fiquei sem saber se o tema foi tocado ou não. Mas a viagem não foi em vão.

Passados poucos minutos da chegada, José Cid conta a seguinte história:

"Estava em casa quando oiço passar um amolador de tesouras a tocar flauta dum modo que só podia ser um músico. Retiro os óculos para ele me reconhecer e pergunto-lhe se ele sabia música. Ele diz que sim, que já tocou com Fausto e com Dulce Pontes, mas que agora está sem trabalho e precisa de ganhar a vida de algum modo."

De seguida José Cid pergunta-lhe se ele gostaria de voltar a ganhar a vida como músico e se gosta de José Cid (aparentemente ninguém reconhece o José Cid sem óculos). O amolador de tesouras diz que não gosta muito de José Cid, mas que se fosse para voltar a ganhar a vida como músico não se importava de fazer parte da banda do José Cid. E assim foi.

E ainda dizem que já não existe quem tenha paixão no seu trabalho. Deixar uma música de qualidade como a que ele tocava enquanto amolador de tesouras para ir tocar para o José Cid só pode demonstrar muita paixão pela profissão de músico. Ou isso ou já ninguém tem tesouras para amolar!

0 comentários: